quarta-feira, 5 de junho de 2013

{Eu li} A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora, de Gregorio Duvivier

2008 | 64 páginas | Editora 7Letras | exemplar da Biblioteca Pública do Paraná | no skoob


Tá sem tempo de ler? Gosta de poesia? Assim como eu, não tem paciência pra poesia? Caso a resposta seja sim para pelo menos uma das perguntas leia A Partir de Amanhã eu Juro que a Vida Vai Ser Agora, do ator, comediante, poeta e (até agora pelo menos) namorado da Clarice Falcão.

Dividido em partes (ou  temas?) e constituído de pequenos poemas e sonetos contemporâneos, essa leitura  me tomou um tempo bem curtinho, mas muito gostoso. Leitura leve, bem-humorada, fofa e rápida, tudo que você, que está precisando de mais horas no dia, queria!

O modo como o Gregorio dá atenção e disseca coisas simples em forma de poesia merece destaque. Acho incrível quem ainda repara na mecânica de coisas simples e cotidianas, como o aplauso. Dálmatas, janelas, um cigarro se acendendo no outro... Me lembrou os contos incríveis, e muitas vezes também curtinhos, do Ignácio de Loyola Brandão, por acaso, meu escritor brasileiro favorito.

A melhor parte da história é que o próprio Gregorio recitou alguns poemas do livro e eles estão disponíveis no Sound Cloud. Clique aqui para ouvir. São só 6 minutinhos e então você provavelmente vai querer ler o livro. 

P.S.: Ouça Receita para um Dálmata! É meu favorito. :)


Receita para um dálmata
(ou Soneto branco com bolinhas Pretas)

Pegue um papel, ou uma parede, ou algo
que seja quase branco e bem vazio.
Amasse-o até que tome forma
de um animal: focinho, corpo, patas.

Em cada pata ponha muitas unhas
e em sua boca muitos dentes. (Caso
queira, pinte o focinho de qualquer
cor que pareça rosa). Atrás, na bunda,

ponha um fiapo nervoso: será seu
rabo. Pronto. Ou quase: deixe-o lá
fora e espere chover nanquim. Agora

dê grama ao bicho. Se ele rejeitar,
é dálmata. Se comer (e mugir),

é uma vaca que tens. Tente outra vez.

Originalmente publicada em Sobre Café e Livros.

5 comentários:

  1. Cara amei esse blog, super minha cara, já estou seguindo e virei leitor,
    http://iricardodesigner.blogspot.com.br/ Parabéns, passa lá no meu também espero que goste, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ah que maneiro =D
    Eu quero muito ler esse livro xD (gosto de poesias e morro de rir desse cara!!) ótima dica =D

    http://www.umomt.com/

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez por aqui e ADOREI o seu blog!

    Também sou como você, gosto de poesia mas não tenho paciência, então acho que vou gostar desse livro.
    Gostei da dica!!

    Beijos.

    http://cafecomlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gregóooooooooooorio!!!
    Coloquei esse livro na minha meta de leitura do Skoob semana passada. Infelizmente ainda não achei nenhum exemplar, mas sou louca para ler. E o Gregório é um chuchu como escritor.. rsrrs!
    Agora ele é colunista da Folha, e apesar de não curtir a folha, não perco uma coluna sequer.. rsrs!

    Adorei!

    http://ancoreblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...