quarta-feira, 9 de maio de 2012

{Eu li} A invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick

 Eu, Sabrina Ianes, venho por meu desta publicação assumir publicamente que sou extremamente lerda para leitura, principalmente quando se trata de clássicos ou leituras mais elevadas.
 
Sinopse:
"Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento da máquinas.
A sobrevivência de Hugo depende do anonimato:ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.
Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e uma homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura."

 Quando pedi "A invenção de Hugo Cabret" emprestado, não imaginava não mesmo que o livro tinha quinhentas e poucas páginas, assim que soube já me bateu aqueeela aflição trauma d'O mundo de Sofia xD. E mesmo meu amigo me dizendo que tinha uma leitura muito fácil, apesar de ser bastante artística, e que possuía muitas figuras, eu já estava quase desistindo de ler. Quando eis que estou numa festa de aniversário e o dono do livro me fala que o trouxe para que eu o levasse. Saio eu da casa da nossa amiga, logo após o pós-festa, com aquela mala enorme que sempre carrego quando tem essas festas que nos obrigam a dormir fora por causa da distância, com nada mais que um pesinho extra agregado a minha mochila de acampamento.
 Vendo que eu iria ficar com mais um livro, demorando mais ou menos um ano para acabar de ler, assim que me vi confortável no ônibus abri o livro. E por mais que eu só tenha dormido dez minutos naquele dia, a história me prendeu completamente.
 O livro não tem apenas uma leitura fácil. Ele é convidativo, não apenas a capa, mas a fonte e as páginas também. O fundo onde a história escrita é um retângulo branco com bordas pretas,o que passa uma sensação totalmente diferente. Realmente possui muitas figuras, em certas partes o texto parava num ponto crucial da história e quando eu passava a página, esperando ler furiosamente o ápice do capítulo, me deparava com uma figura, que me fazia parar e observar com cuidado cada detalhe dela e ao fazer isso, sentia uma sensação de movimento o que deixava o livro mais completo ainda. Sem falar que em algumas partes não era apenas uma figura, eram duas ou três, que ao passar as páginas, o objeto a ser retratado ia se aproximando, dando uma ideia de "close".
O livro retratou muito bem a Paris de 1930. Diversas vezes é citado o hábito que as pessoas tinham de ir ao cinema o que não é muito diferente de hoje em dia rs e a estação ferroviária que é um dos cenários principais da história que mais uma vez nos passa a ideia de movimento, com os grandes relógios e pessoas a pressadas se atropelando para não perderem seus compromissos.
Por fim, acredite, se eu consegui ler este livro em apenas quatro dias, nada é impossível :}

18 comentários:

  1. Vou ler este livro, já tá reservado com a minha prima.
    Essa imagem da Lua é de um filme antigo, e o diretor é um dos precursores dos efeitos especiais em filmes; tô estudando o assunto na minha aula de fotografia. Não sabia que o livro trazia isso!

    Tem 500 páginas mesmo? Tô precisando ler um deste tamanho por causa de um Desafio, vai ser ótimo!

    Beijos,
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Miriam *-*
      Ainda mais que você tem aulas de fotografias,vai ser muito útil ^^
      E sim ele é bem grosso rs

      Excluir
  2. Que ilustrações lindas! *--* A imagem do filme é de A Viagem À Lua, do Georges Méliès, que inclusive é personagem de um livro que li recentemente. Parece ser muito legal o livro. Quando esbarrei com ele, não dei bola, mas depois de ler algumas coisas até que me interessei. :D
    E para com esse negócio de trauma d'O Mundo de Sofia! HUAHUA
    Li uns seis livros do Jostein, se você gostasse deste, eu recomendaria O Castelo nos Pirineus que é um romance mais adulto.
    Mas tudo bem, além de não ser a primeira vez que vejo gente traumatizada com o livro, eu amo filosofia, sociologia, história, literatura (do português da sala de aula eu tenho trauma), mas não consigo acompanhar as exatas! Aaah, se a gente morasse perto...HAUHA

    Beijo :D

    ResponderExcluir
  3. Fiquei morrendo de vontade ler este livro, Sa!
    Fiquei imaginando as ilustrações e o formato diferente em que o livro é impresso. Mais curiosa fiquei com esse tal mistério.
    Já adicionei o livro na minha estante virtual, quando conseguir ler, volto para conversarmos sobre ele. ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, quando a faculdade do meu amigo o obrigou a comprar eu logo disse que ia querer,mas não dei muito por ele não,sabe?
      Mas aos poucos eu me apaixonei *-*
      Leia sim e depois nos conte o que achou ^^
      Beijos ;*

      Excluir
    2. Uuui, que chato essa obrigação né! HAUHAU Que facul ele faz, Sah?

      Excluir
    3. Pois é,muito chato mesmo! Ahauhau
      Você conhece ele Bru, é o Peixinho, do meu aniversário. Ele faz ou design grágico ou desenho industrial (não lembro) na PUC-RJ.

      Excluir
  4. Aaah que legal!! Design gráfico ♥ tou cada dia mais apaixonada por Design Gráfico. Que bacana, agora sim eu quero ler .__.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ela apaixonada por Design rs
      Leia sim ^^

      Excluir
    2. Ora, estou há tempos! E você não é por química? haha
      Hoje em dia tá fácil pra ngm, se não tiver paixão não vai pra frente. :)

      Excluir
  5. Esse livro é muito, muito bom! Quando comprei ele li quase todo num dia só! Só não terminei de ler porque já era tarde, queria dormir. Apesar de ser grosso o que faz ele ser são as ilustrações (lindas por sinal).

    Beijos,
    Tah :)
    http://bloglivrosecha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho mt vontade de ler esse livro pois parece que o estilo da leitura é bem diferente dos originais, tem bastante ilustrações então você acompanha _ digamos assim _ a leitura de uma forma mais densa.
    Super legal o blog, adorei
    Já estou seguindo
    Abraços
    Jayme | www.livrosnapipoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jayme!
      Sem dúvida nenhuma o Brian Selznick inovou o jeito de escrever, como mencionei na resenha, só assim para me fazer ler um livro de quinhentas e poucas páginas em no máximo 5 dias xD

      Excluir
  7. Vou imediatamente adicionar ele a minha estante, você realmente passou toda uma vontade de ler o livro em mim, estou muito curiosa

    ResponderExcluir
  8. 500 páginas? Jura? Acho que nunca vi um livro infantil tão grosso. O filme desse livro causou o maior rebuliço, ganhou vários Oscares e todos dizem que é muito bom, mas francamente a história não me atraiu muito, consequentemente não tenho vontade de comprar o livro, mas vou ver se consigo ele emprestado, quem sabe eu não me surpreendo.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!
      Bem, quanto ao filme eu não posso te aconselhar porque ainda não o vi. Mas realmente, eu me lembro bem do rebuliço que teve quando o filme foi lançado.
      Quanto ao livro,como você deve ter lido na resenha, eu achei maravilhoso. Foi a primeira vez que vi uma história deste tipo, e as imagens então? Só vi imagens deste tipo quando tive aula de arte contemporânea ^^
      Beijos.

      Excluir
  9. Olá Sabrina! :)
    Quero muito ler esse livro. O filme é bastante elogiado, daí tô esperando achar o livro por um preço bom pra ler antes de assistir. Sem contar que a capa é linda!

    Bjs.
    Gabriel Costa - Música, TV etc.

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o filme no cinema , e como eu quero cursar cinema eu adorei mesmo . Já está na listinha de compras aqui rs. Em breve vou comprar o livro porque estou muito curioso ainda mais depois da sua ótima resenha :D

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D e retribui a seguida e a curtida no face ? )

    ResponderExcluir

Seu comentário alimenta nosso blog, então aproveitem esse espaço e digam o que estão achando. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...